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Quando a Ford deixou de produzir a Pampa?

A Ford Pampa, picape compacta fabricada pela Ford do Brasil, teve sua produção encerrada em 1997. Lançada em 1982, a Pampa se destacou como a única picape pequena no Brasil a oferecer tração 4×4, além de versões como cabine dupla, Ghia, S, GL e L.

O projeto da Pampa começou em 1978 com o nome BETA, criado para substituir o Jeep e projetar uma picape leve. Idealizada pelo engenheiro Luc de Ferran, a Pampa utilizava o chassi e parte da estrutura do Corcel, com a apresentação oficial ocorrendo no Salão do Automóvel de 1982.

Em 1984, a picape recebeu um motor CHT de 1600 cm³, aumentando a potência e a eficiência de combustível. A versão 4×4, lançada no mesmo ano, era equipada com câmbio de quatro marchas e um segundo tanque de combustível na versão a álcool. Em 1986, a Pampa ganhou novos modelos e uma grade frontal semelhante ao do Del Rey. O modelo Ghia trouxe itens de luxo, como painel completo e vidros elétricos.

A década de 1990 trouxe importantes mudanças, incluindo a introdução do motor VW AP-1800 e a versão esportiva S, com motorização de 1800 cm³ e itens de série sofisticados. Em 1995, a Pampa passou a oferecer apenas as versões L, GL e S, após a descontinuação das versões Ghia e Jeep GL 1.6 4×4.

Apesar da concorrência crescente e a introdução de novos modelos, como a pick-up Corsa e a Saveiro, a Pampa manteve-se como líder de vendas até seu fim. Com mais de 380.000 unidades vendidas, a picape se tornou um ícone de popularidade e robustez, sendo sucedida pela Courier, que não alcançou os mesmos resultados de vendas.

A produção da Ford Pampa deixou um legado duradouro no mercado de picapes brasileiras.

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