A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Conheça quais são as melhores faculdades de Engenharia do mundo

Com formação em engenharia, todos os CEOs das empresas mais valiosas do mundo fizeram esse tipo de graduação. Os líderes de empresas como Apple, Nvidia, Microsoft e Alphabet (Google), possuem formação também nas melhores universidades do mundo. Por exemplo, Tim Cook, da Apple, e Jensen Huang, da Nvidia, têm formação em engenharia industrial e elétrica, respectivamente. Satya Nadella, da Microsoft, e Sundar Pichai, da Alphabet, também possuem diplomas em áreas de engenharia e seguiram seus estudos com MBAs.

Desse modo, essa combinação de habilidades técnicas parece ser a receita do sucesso para o conhecimento dos negócios, proporcionando aos CEOs uma visão prática e estratégica na liderança das corporações. 

Nitin Nohria, ex-reitor da Harvard Business School, observa a engenharia como uma graduação que oferece uma abordagem pragmática, voltada para a eficiência e construção de soluções eficazes, sejam elas produtos, sistemas ou estruturas organizacionais.

Melhores universidades de engenharia do mundo

Segundo a Forbes, a influência dos engenheiros no cenário empresarial global vai além das fronteiras norte-americanas. Amin Nasser, CEO da Saudi Aramco, estudou Engenharia de Petróleo, e CC Wei, da TSMC, possui formação em Engenharia Eletrônica. Até mesmo o chefe da LVMH, Bernard Arnault, tem suas raízes na engenharia, com um diploma da prestigiada Ecole Polytechnique da França.

Assim, é possível dizer que as melhores escolas de engenharia dos mundos são constantemente avaliadas e classificadas. O ranking de 2024 da BluSky Thinking avaliou as universidades da maneira seguinte:

  1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA);
  2. Universidade de Stanford (EUA);
  3. Universidade Nacional de Singapura (Singapura);
  4. Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA);
  5. Universidade Tecnológica de Nanyang (Singapura);
  6. ETH Zurique (Suíça);
  7. Universidade de Tsinghua (China);
  8. Imperial College de Londres (Reino Unido);
  9. Universidade de Tecnologia de Delft (Países Baixos);
  10. Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA);
  11. Universidade de Harvard (EUA).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.