3 maneiras de verificar dívidas antigas no seu CPF
Se você deseja ter acesso a crédito e poder realizar transações financeiras livremente, manter o nome limpo é fundamental, principalmente quando falamos de transações financeiras de valores altos. Acumular dívidas ao longo do tempo, pode levar à negativação do CPF, popularmente conhecido como “nome sujo”. Com o CPF negativado, o cidadão pode lidar com várias adversidades em vários âmbitos.
Por exemplo, pode-se ter dificuldade de obter empréstimos, financiamentos e até mesmo cartões de crédito. Além de não conseguir utilizar o seu CPF para nenhuma compra, por menor que ela seja. Por isso, é importante consultar a situação do seu CPF para verificar se há dívidas registradas e regularizar a situação o quanto antes.
Consulta de dívidas no CPF
Existem três formas principais de consultar dívidas no CPF e buscar regularização:
- Serasa: Este é um dos principais órgãos de proteção ao crédito no Brasil. A consulta pode ser feita de forma gratuita pelo site oficial ou aplicativo do Serasa. Após um cadastro simples, é possível verificar dívidas registradas e negociar diretamente pela plataforma, com opções de descontos e parcelamentos. O Serasa também disponibiliza a consulta do score de crédito;
- Boa Vista: Operando a plataforma Consumidor Positivo, a Boa Vista oferece uma forma rápida e gratuita de consultar dívidas. O usuário deve realizar um cadastro no site oficial e, em poucos minutos, ter acesso às pendências financeiras. Assim como no Serasa, é possível negociar diretamente pela plataforma;
- SPC: O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) também permite a consulta de dívidas de forma gratuita. Basta acessar o site oficial do SPC Brasil, realizar um cadastro e consultar as dívidas registradas no CPF. Além disso, o SPC oferece a consulta do score de crédito, importante para quem deseja melhorar sua situação financeira.