Volvo não vai mais produzir carros 100% elétricos
A Volvo Cars anunciou recentemente uma estratégia nova para eletrificação, ajustando seus planos iniciais de alcançar uma linha totalmente elétrica até 2030. A empresa visa ter entre 90% e 100% de veículos eletrificados em suas vendas globais até o mesmo ano. Essa alteração permitirá a inclusão de uma pequena parcela de modelos híbridos leves, caso necessário, adaptando-se melhor às condições de mercado e às preferências dos consumidores.
Em comunicado, a Volvo ressaltou que a meta de longo prazo continua sendo a transição completa para veículos elétricos. A nova projeção para 2025 é que entre 50% e 60¨de seus automóveis sejam eletrificados.
A empresa reafirmou o seu compromisso com o objetivo de oferecer uma linha totalmente elétrica antes do final da década, permitindo flexibilidade para uma transição mais suave, conforme o mercado evolui.
Metas sustentáveis da Volvo
Esses ajustes também impactaram as metas de redução de emissões de CO2 da Volvo. Até 2030, a expectativa agora é de uma redução de 65% a 75% nas emissões de carbono, em comparação com a linha de base de 2018, uma mudança em relação à meta anterior de 75%. Para 2025, a redução projetada foi ajustada de 40% para entre 30% e 35%.
No primeiro semestre de 2024, a Volvo já registrou uma queda de 25% nas emissões de CO2 por veículo em comparação a 2018. A participação de carros totalmente elétricos nas vendas da Volvo no segundo trimestre de 2024 atingiu 26%.
A empresa atualmente possui cinco modelos totalmente elétricos disponíveis no mercado e outros cinco em fase de desenvolvimento, reforçando seu compromisso com a eletrificação.