Qual foi a cidade brasileira classifica como a melhor para comprar um imóvel?
O Índice FipeZap, que monitora o mercado imobiliário em mais de 50 cidades brasileiras, traz boas notícias para Curitiba. A capital paranaense liderou o ranking de crescimento nas vendas de imóveis, registrando um aumento de 2,18%, a maior alta entre todas as cidades monitoradas. O desempenho geral do setor imobiliário no Brasil também foi positivo, com um crescimento de 0,66% em relação aos meses passados.
Vale ressaltar que, esse crescimento expressivo em Curitiba não é novidade. Desde 2022, a cidade vem se destacando no mercado imobiliário, principalmente no segmento de empreendimentos de luxo. No ano seguinte, a capital alcançou recordes de vendas, consolidando sua posição como um dos principais polos de investimento no país.
Sucesso imobiliário
Conforme o Índice de Gestão Municipal (IDGM), elaborado pela consultoria Macroplan, Curitiba é a melhor capital para se viver no Brasil, com base em indicadores como segurança, educação, saúde e saneamento. Além disso, a localização estratégica da cidade, com fácil acesso a diversas regiões do estado, e infraestrutura robusta, atraem tanto investidores quanto empresas.
Outro ponto que destaca Curitiba, é a diversidade de ofertas. Curitiba oferece desde casarões históricos até modernos microapartamentos, sempre com foco em sustentabilidade. Apesar da valorização, os preços dos imóveis ainda são acessíveis, o que facilita a compra para diferentes faixas de renda.
Por fim, a capital também é considerada uma das melhores cidades para abrir negócios, segundo o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, o que fortalece ainda mais o seu mercado imobiliário.