A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Será possível avistar Eclipse Lunar hoje (17); Veja locais e horários

Nesta terça-feira, 17 de setembro, um eclipse lunar parcial poderá ser observado em todo o Brasil, além de outros locais ao redor do mundo. O fenômeno também será visível na América do Norte (exceto Alasca), na Europa, na maior parte da África, Ásia Ocidental e em partes da Antártida.

O eclipse começa com a fase penumbral, que não é visível a olho nu, às 21h41 (horário de Brasília). A fase parcial do eclipse, quando a Lua começa a entrar na umbra da Terra e será visível, começará às 23h12. O pico do eclipse, quando a Lua estará mais coberta pela sombra da Terra, ocorrerá às 23h44. O fenômeno parcial terminará às 00h15 do dia 18, e a fase penumbral finalizará às 01h47 do dia 18, também não visível a olho nu.

Durante o eclipse, a Lua ficará com uma pequena parte de sua superfície coberta pela umbra, que corresponde a cerca de 3,5%. Isso resultará em uma leve “mordida” na Lua, que pode passar despercebida para alguns observadores.

Para quem deseja acompanhar o evento, o Observatório Nacional (ON) realizará uma transmissão ao vivo a partir das 21h. O mapa da Nasa indica que o fenômeno será visível em tons brancos, enquanto áreas em cinza mais claro terão visibilidade reduzida e regiões em cinza escuro não verão o eclipse.

Este é o segundo eclipse lunar parcial de 2024, com o próximo evento astronômico previsto para o dia 2 de outubro, um eclipse solar anular visível em boa parte do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.