A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Elon Musk recebe péssima notícia e concorrente da Starlink é autorizada a operar no Brasil

Em uma reviravolta que pode impactar o domínio da Starlink no mercado brasileiro, a empresa francesa E-Space recebeu a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para iniciar suas operações no Brasil. O anúncio foi feito na quarta-feira, 11 de setembro de 2024. Embora a autorização tenha sido concedida em abril deste ano, a primeira parcela do licenciamento, no valor de R$ 20 mil, foi quitada apenas recentemente, antes da divulgação oficial.

A E-Space, conhecida por seus planos ambiciosos, poderá operar com até 8.640 satélites de baixa órbita. Este número supera em mais de 4.000 unidades a autorização atual da Starlink, que pode operar com até 4.400 satélites no país. A empresa tem até dois anos para iniciar o fornecimento de seu serviço de internet por satélites, sob pena de perder a licença caso não cumpra o prazo.

O pedido de licença da E-Space foi apresentado em julho do ano passado e passou por uma consulta pública devido às frequências que a empresa pretende utilizar. Atualmente, a E-Space opera no Brasil através da E-Space Brazil Holdings e já lançou três satélites em 2022 como parte de uma demonstração de seu funcionamento.

Os satélites da E-Space são projetados para serem compactos e robustos, capazes de resistir a colisões e coletar detritos na órbita terrestre. Com essas características, a empresa francesa entra no mercado brasileiro com uma oferta significativa que pode desafiar diretamente a hegemonia da Starlink na região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.