Uso de inteligência artificial nas escolas vai transformar a vida dos professores?
O uso da inteligência artificial (IA) nas escolas está em ascensão e promete impactar profundamente o trabalho dos professores. Uma pesquisa do Instituto Semesp, realizada em março de 2024, aponta que 74,8% dos docentes veem a IA como uma aliada no ensino. No entanto, apenas 39,2% utilizam regularmente essas ferramentas em sala de aula, revelando uma lacuna entre o potencial da tecnologia e sua aplicação cotidiana.
A IA tem sido utilizada para tornar o ensino mais eficiente e ajudar na compreensão dos alunos, além de desenvolver habilidades socioemocionais. No entanto, ela também traz desafios, como o aumento da dispersão dos estudantes. Para Carlota Boto, diretora da Faculdade de Educação da USP, a IA pode redefinir o acesso ao conhecimento, mas o domínio da ferramenta e do conteúdo é essencial para que seu uso seja eficaz.
O impacto da IA vai além das tarefas rotineiras. Anderson Soares, da Universidade Federal de Goiás, destaca que a IA generativa permite automatizar a criação de conteúdos como textos e músicas, abrindo espaço para que alunos desenvolvam sua criatividade.
Ainda assim, o professor continua sendo indispensável. Guilherme Cintra, da Fundação Lemann, ressalta que a interação humana é fundamental no aprendizado. Ferramentas como a PeerTeach, que promove a colaboração entre alunos, e a Letrus, que corrige redações, permitem aos professores focar em atividades estratégicas, sem perder a essência da relação humana.
A integração da IA no ensino representa uma oportunidade de inovação, mas o sistema educacional precisará se adaptar para apoiar os professores nessa transformação sem sobrecarregá-los.