Cursos online e gratuitos: Mais de 7 mil vagas em universidade federal e estadual
Universidades federais e estaduais estão oferecendo 7.500 vagas em cursos online e gratuitos voltados para a educação étnico-racial e quilombola. A iniciativa, que busca fortalecer práticas antirracistas e inclusivas nas escolas, é destinada a professores, gestores e profissionais da Educação Básica.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) são as responsáveis pelo lançamento do curso “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer) e Educação Escolar Quilombola (EEQ)”. O programa, apoiado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contará com a colaboração de outras universidades como a UFSJ e a UFG.
O curso será totalmente a distância, com início previsto para fevereiro de 2025. Serão oferecidos quatro módulos, com um total de 120 horas, abordando desde a história e cultura quilombola até práticas educacionais antirracistas. Os participantes terão acesso a atividades síncronas e assíncronas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFG, com tutoria especializada.
As inscrições estão abertas até o dia 25 de novembro, exclusivamente online, e cada instituição possui sua comissão de seleção. As vagas são divididas igualmente entre as universidades participantes, com 3.750 vagas para cada uma.
O curso busca não só qualificar educadores, mas também contribuir para uma educação mais inclusiva no país, oferecendo uma oportunidade única para profissionais da educação se aprofundarem em temas de diversidade e gestão escolar.