A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Bolsa Família está a 21 anos contribuindo para a melhora na vida de milhões de brasileiros

O Programa Bolsa Família (PBF) completou 21 anos em outubro de 2024, consolidando-se como o maior programa de transferência de renda condicionada do mundo. Criado para combater a pobreza e as desigualdades sociais, o PBF continua a impactar positivamente a vida de milhões de brasileiros.

Estudos de instituições renomadas, como a FGV e o Banco Mundial, destacam os benefícios do programa, como a redução da pobreza e o estímulo à ascensão econômica. Em 2023, 18 milhões de brasileiros saíram da pobreza, representando uma queda de quase 23% em relação ao ano anterior. O relançamento do PBF, em março de 2023, com aumento no valor do benefício, foi um marco importante nesse processo.

O programa também tem sido um motor para a geração de empregos. Em setembro de 2024, cerca de 52,9% dos empregos registrados pelo Cadastro Único foram ocupados por beneficiários do Bolsa Família. Além disso, estudos indicam que o PBF tem um efeito multiplicador significativo na economia local, gerando R$ 2,16 para cada dólar investido.

A melhoria nas condições de vida também é evidente no campo da segurança alimentar. O Relatório das Nações Unidas de 2024 apontou uma queda de 85% da insegurança alimentar severa no Brasil em 2023, um número relacionado ao fortalecimento de políticas públicas, incluindo o Bolsa Família.

Com o Bolsa Família, o Brasil avançou na redução das desigualdades regionais, principalmente no Norte e Nordeste, promovendo uma verdadeira transformação social. O programa é um exemplo global de como a integração de políticas públicas pode gerar resultados duradouros para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.