Como evitar ser enganado e cair em golpes na Black Friday? Veja como identificar descontos reais
Faltando menos de duas semanas para a Black Friday, uma das maiores datas de compras do ano, os consumidores precisam estar atentos para evitar golpes. A edição deste ano tem tudo para superar a de 2023, que foi marcada por uma grande frustração de vendas. A expectativa é que o Brasil registre R$ 15,8 bilhões em compras, mas para não cair em armadilhas, é essencial saber como identificar ofertas reais.
Descontos exagerados: cuidado com fraudes
Ofertas com descontos de 90% são geralmente um sinal de alerta. Segundo especialistas, preços muito baixos podem indicar golpes. Prefira pagar com cartão de crédito, que oferece maior segurança e a possibilidade de rastrear compras. Evite também pagar via Pix, uma forma de pagamento mais difícil de contestar em casos de fraude.
Atenção ao phishing e links suspeitos
Fique atento a mensagens e e-mails que pedem dados pessoais. Não clique em links desconhecidos e sempre verifique a URL do site para garantir que ele tenha um certificado de segurança (“https”). Além disso, procure a reputação da loja e verifique se há reclamações sobre o fornecedor em sites especializados.
Formas de pagamento e comparações de preços
O cartão de crédito é o meio preferido de pagamento para 44% dos brasileiros, mas lembre-se de sempre verificar se há descontos para compras à vista. Comparar preços é essencial: use ferramentas como Buscapé, Zoom e Já Cotei para verificar se o produto está realmente em promoção, e se o preço de hoje é mais vantajoso do que o histórico dos últimos meses.
Denúncias e cuidados
Caso se depare com uma fraude, registre a queixa no Procon e em plataformas como consumidor.gov.br. Fique alerta e aproveite as promoções com cautela para não ser enganado.