Por que não recebi o Bolsa Família em novembro?
Em novembro, cerca de 571 mil famílias no Brasil não receberam o benefício do Bolsa Família neste mês. O programa, que atende aproximadamente 21 milhões de famílias com um valor médio de R$677,88, passou por uma revisão cadastral desde março, resultando no cancelamento do cadastro de famílias no CadÚnico e consequentemente o bloqueio no repasse do programa.
Entre os principais motivos que levaram ao cancelamento do cadastro no CadÚnico, estão a falta de atualização dos dados cadastrados. Além disso, cadastros com irregularidades ou famílias unipessoais incapazes de comprovar residência sozinhas também foram motivo para a suspensão do pagamento.
O não cumprimento das condicionalidades impostas pelo programa, como a frequência escolar mínima de acordo com a idade do filho, acompanhamento nutricional de crianças até 7 anos, manutenção da carteira vacinal conforme o calendário nacional e exames pré-natal para gestantes, também levou ao cancelamento.
O calendário de pagamentos do Bolsa Família em novembro seguiu uma organização baseada no último dígito do NIS. Você pode conferir as datas dos repasses para novembro abaixo:
- NIS com final 1: 17 de novembro;
- NIS com final 2: 20 de novembro;
- NIS com final 3: 21 de novembro;
- NIS com final 4: 22 de novembro;
- NIS com final 5: 23 de novembro;
- NIS com final 6: 24 de novembro;
- NIS com final 7: 27 de novembro;
- NIS com final 8: 28 de novembro;
- NIS com final 9: 29 de novembro;
- NIS com final 0: 30 de novembro.