Como abrir uma conta na Caixa Econômica?
A Caixa Econômica Federal, também conhecida como Caixa, é uma instituição financeira pública brasileira. Fundada em 1861, possui uma importante função social e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país.
A Caixa atua como um banco múltiplo, oferecendo uma ampla gama de serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas. Entre os serviços oferecidos estão contas correntes, poupança, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, investimentos, seguros, previdência e loterias.
Um dos serviços mais utilizados pelos brasileiros é a conta corrente e a poupança. A abertura dessas duas não é possível de ser realizada, por isso é necessário o comparecimento do cliente em alguma das unidades do banco público em todo o território nacional.
Mas apesar de não realizar o processo online, a conta corrente pode ser aberta de maneira bem fácil e simples, basta levar os documentos necessários à uma agência. São eles:
- Documento de identidade com foto e dentro do prazo de validade;
- Comprovante de Inscrição no CPF, do próprio titular, em situação regular perante a Receita Federal;
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência de, no máximo, dois meses antes ao mês de abertura da conta;
- Comprovação de domicílio no Brasil, no caso de cidadãos estrangeiros;
- Procuração, Tutela ou Curatela, se for o caso;
- Comprovação de emancipação, se for o caso.
A opção de abertura de conta poupança é um pouco diferente, isso porque existem três tipos. São eles: Conta poupança azul, Poupança Caixa Fácil e Poupança integrada.
Poupança azul
Essa conta só pode ser aberta em agências e é necessário a apresentação de documento de identificação e comprovante de endereço.
Caixa Fácil
Essa opção pode ser ativa em casas lotéricas e é obrigatório levar documento com foto e número do CPF
Integrada
Esta última não é necessário comparecer a agências ou lotéricas, basta já ser cliente e depositar na Poupança Caixa que aparece no aplicativo do banco.