Empréstimo com garantia real: Veja como funciona
A demanda por empréstimos cresceu no Brasil, sendo que cerca de 52% dos solicitantes de crédito em outubro de 2023 tinham restrições de crédito, segundo o Índice FinanZero de Empréstimo. O empréstimo com garantia surge como uma alternativa para aqueles que possuem algum tipo de patrimônio utilizável como garantia.
Dentre as vantagens do empréstimo com garantia real, estão os valores de crédito mais altos, taxas de juros mais baixas devido ao menor risco de inadimplência, liberdade na utilização do dinheiro e prazos de pagamento estendidos. O funcionamento básico para o empréstimo consiste no solicitante oferecer um bem como garantia de pagamento. Esse bem pode ser um imóvel ou um veículo. Se o empréstimo não for pago, o credor pode tomar posse desse bem.
É uma alternativa viável para quem tem restrições no nome, já que a garantia está vinculada a um bem tangível. As condições do patrimônio oferecido como garantia devem ser boas, e claro, não pode vendê-lo durante o contrato.
Tipos de Empréstimo com Garantia Real
- Penhor: O bem fica com o credor até a dívida ser quitada, mais comum para veículos.
- Hipoteca: O imóvel é usado como garantia, mas o proprietário mantém a posse durante o contrato.
- Anticrese: O credor temporariamente se torna proprietário do bem e usa os rendimentos gerados por ele para pagar a dívida.