Existe emprego garantido para quem está no CadÚnico?
Em uma recente divulgação, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou o lançamento do programa “Redução da Pobreza”, voltado para a população de baixa renda cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Este novo projeto visa não apenas a redução da pobreza, mas também a promoção da geração de empregos e capacitação para empreendedorismo.
O Cadastro Único, ferramenta fundamental para a identificação de famílias de baixa renda no país, está sendo utilizado como base para proporcionar oportunidades de emprego aos seus inscritos.
A novidade visa criar uma plataforma acessível pelo portal gov.br, onde os cadastrados poderão buscar vagas de emprego de acordo com sua localização.
Saiba como funciona a iniciativa
Grandes empresas, como Coca-Cola, Carrefour e Grupo Mateus, já se uniram ao governo para participar dessa iniciativa.
Quando um cidadão inscrito no CadÚnico manifestar interesse em uma vaga disponível, a empresa parceira verificará se o candidato atende aos requisitos de contratação. Se estiver apto, poderá ser contratado.
O programa “Redução da Pobreza” não se limita apenas ao emprego. Ele também oferecerá capacitação para o empreendedorismo, proporcionando aos inscritos no Cadastro Único a oportunidade de evoluir como empreendedores.
Parceiros estratégicos, incluindo o Sebrae, desempenharão papel crucial ao fornecer o suporte necessário para alcançar esse objetivo.
O acesso às vagas de emprego está disponível para os 28 milhões de beneficiários que atualmente possuem inscrição ativa no Cadastro Único.
Segundo o secretário de Inclusão Socioeconômica, o programa atuará em três frentes: formação profissional, emprego e empreendedorismo.
Andamento do programa
O secretário destaca que, de acordo com dados do Observatório do CadÚnico, aproximadamente 12 milhões dos cadastrados trabalham como autônomos.
Essas pessoas, portanto, poderão se beneficiar da capacitação para o empreendedorismo oferecida pelo programa, contribuindo assim para uma significativa redução da pobreza no país.