O que é melhor: CLT ou MEI?
Não basta dizer o que é melhor, é necessário conhecer o que é CLT e MEI, para, só então, escolher o que se enquadra na sua rotina. A modalidade de carteira assinada (CLT), garante maior estabilidade, mas abrir um CNPJ, ou seja, um MEI pode trazer algumas vantagens como a autonomia e possibilidade crescimento.
É sabido que independente da trajetória profissional, existem alguns desafios. Mas, o mais importante, é compreender os melhores caminhos que estão disponíveis para tornar a missão mais fácil e menos sofrida.
O que você deve saber sobre CLT ou MEI
O primeiro passo que deve ser levando em conta é avaliar as oportunidades. É importante saber se sua atividade trabalhista se encaixa e pode ser exercida como MEI e compreender qual o melhor formato de contratação que pode gerar mais oportunidade e menos risco.
Nesse processo de escolha é fundamental fazer simulações. Em algumas situações não é levando em consideração o percentual de impostos sobre cada modalidade. Dessa forma, o ideal é fazer simulações e entender o valor líquido que sobrará para cumprir com os compromissos pessoais.
O perfil e a rotina devem ser levados em consideração, visto que durante a rotina produtiva no mercado de trabalho precisa, sempre que possível, de ajustes. Nesse ponto, para quem gosta de mais autonomia, flexilidade, o ideal é abrir o MEI. Do contrário, quem prefere estabilidade financeira ou aqueles que não desejam executar atividade fora da sua área de formação, o ideal é a CLT.
Por fim, tire sempre dúvidas. A escolha da melhor forma de trabalhar é sempre pessoal, porém contar com suportes adequados no início pode fazer mais sentido e causar menos ansiedade. Contudo, para queles que trabalham em regime CLT, empreender como MEI ou outros formatos sempre necessitarão de ajuda.