Quais são as perguntas que são feitas no Cadastro Único?
Aqueles interessando em receber um benefício social precisa, necessariamente, passar por uma entrevista do Cadastro Único (CadÚnico). Isso porque, é por meio desse formulário que o poder público consegue reconhecer às famílias que estão em situação de vulnerabilidade. Saiba quais são às perguntas feitas no ato do cadastramento.
Para realizar a inscrição e, consequentemente, a entrevista é necessário que o beneficiário se dirija a uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A partir disso, será gerado um número de NIS (Número de Identificação Social), que serve para identificar o beneficiário.
Entrevista do Cadastro Único
No ato da inscrição será realizado uma entrevista que envolve um questionário que contém informações pessoais sobre a família, além disso, serve para compreender como vivem e qual o cenário atual daquela família que está se inscrevendo. Por isso, como orientação, o ideal é não mentir durante o processo para que todas as informações sejam reconhecidas pelo poder público.
Perguntas feitas na entrevista:
Quem faz parte da família; essa pergunta busca identificar todos os membros que compõem a família, incluindo cônjuge, filhos, pais e outros parentes dependentes.
Características do domicílio; normalmente, nessa questão, procura-se obter informações sobre o tipo de residência, número de cômodos, condições de moradia, posse ou aluguel do imóvel, entre outros aspectos relacionados ao domicílio da família.
Quais as principais despesas; nessa pergunta busca-se compreender quais são os gastos mais relevantes para a família, como moradia, alimentação, saúde, educação, transporte e outros itens que impactam o orçamento familiar.
Se há pessoas com deficiência na família; a partir dessa pergunta será possível identificar se há membros da família que possuem alguma deficiência, visando entender suas necessidades específicas e possíveis demandas adicionais de apoio.
Qual grau de escolaridade dos integrantes; por meio dessa pergunta será possível conhecer o nível de instrução dos membros da família, como forma de avaliar o acesso à educação e o potencial de desenvolvimento profissional.
Características de trabalho e remuneração dos integrantes da família; nessa pergunta o objetivo é entender as atividades profissionais exercidas pelos membros da família, incluindo informações sobre ocupação, emprego formal ou informal, carga horária, remuneração e condições de trabalho.
Por fim, se a família é indígena, quilombola, etc. Essa pergunta possui um caráter específico, sendo possível a partir dela coletar informações relevantes sobre a composição familiar, condições de vida, aspectos socioeconômicos e demais fatores que possam influenciar a tomada de decisões ou a oferta de assistência e suporte adequados.