Bolsa Família: Revisão e Averiguação cadastral. Qual a diferença?
O Governo Federal anunciou que em 2024 continuará a passar o “pente-fino” nas contas do Bolsa Família, ou seja, fará uma análise e levantamento de dados minuciosa de todos os cidadãos que participam do programa. Desse modo, essa verificação pode levar a exclusão ou permanência no benefício. Assim, veja a seguir alguns cuidados que você pode tomar para não ter o seu auxílio bloqueado ou cancelado.
A atualização frequente dos dados evita a exclusão do programa. Vale ressaltar que o Bolsa Família continua efetuando os pagamentos conforme o calendário oficial, mesmo durante os processos de averiguação.
O que é a revisão e averiguação do Bolsa Família?
A revisão, que será feita pelo Governo, busca identificar as famílias que não realizam a atualização dos seus dados no CadÚnico há mais de dois anos. Por isso, é preciso ficar em dia com os seus dados cadastrais, e checá-los todos os anos.
Já a averiguação cadastral vai verificar as informações cadastrais, como composição familiar e renda, a fim de garantir a veracidade dos dados informados no momento do cadastro.
Quais são as regras do benefício?
Para que as famílias participem do Bolsa Família, é necessário estar dentro dos critérios estabelecidos. Famílias extremamente pobres precisam ter renda até R$ 178, enquanto famílias pobres podem ter renda de até R$ 356.
Além disso, as famílias precisam ter crianças e adolescentes de até 17 anos, gestantes ou mulheres que amamentam, para garantir a sua participação no benefício.
Para se cadastrar no Bolsa Família, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência e realize a inscrição no Cadastro Único, apresentando documentos pessoais e comprovante de residência.