A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

O que é ter o nome sujo?

Quem nunca ouviu falar em nome sujo, inadimplente, negativado, protestado. Todas essas palavras estão se referindo a um contexto de dívidas. É importante mencionar que esses termos se referem a situação em que o consumidor se encontra, ou seja, com dívidas pendentes e, na falta do pagamento, ficou com restrições em seu nome. É muito comum que isso ocorra quando a pessoa se esquece de pagar um boleto, um cartão, por exemplo.

Contudo, isso não significa que sempre alguém estiver com uma conta atrasada ficará com o nome negativado. Isso pode ocorrer quando a empresa credora precisa inscrever o nome e o CPF ou até mesmo o CNPJ do consumidor em órgão de proteção ao crédito, como, por exemplo, o Serasa.

Saiba os motivos que podem levar a pessoa ter no nome sujo

Os motivos que podem levar uma pessoa a ter o nome sujo são inúmeros. Isso significa que é motivo particular do consumidor que pode ir desde um desequilíbrio financeiro até mesmo um simples esquecimento. Com já foi mencionado é muito comum que a pessoa esqueça de efetuar o pagamento de uma conta.

Quando a empresa credora faz a inscrição do nome e o CPF ou CNPJ do cliente isso costuma acontecer depois de 30 dias que o débito estiver aberto e antes de negativar o consumidor, as empresas normalmente enviam um aviso para o consumidor endividado informando sobre o débito.

Nesse caso, a pessoa pode solicitar o boleto para efetuar o pagamento. Assim, vale lembrar que esses são avisos obrigatórios e que a empresa deve fazer para o consumidor ficar ciente que, caso não efetue o pagamento, o nome ficará sujo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.