Nome sujo e negativado é a mesma coisa?
Todo mundo em algum momento da vida já ouviu falar em nome sujo e negativado, esses dois termos se refere a mesma coisa. Está com nome sujo, no Brasil, significa ter o CPF inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito. Com o nome sujo, ou seja, com o CPF em restrição, a pessoa pode ter dificuldade em conseguir crédito, podendo não conseguir comprar um produto a prazo, parcelar um imóvel ou até mesmo um simples compra no cartão de crédito, por exemplo.
Antes que o nome fique negativado, o consumidor receberá um comunicado da instituição financeira. Nesse caso, a empresa também faz o envio do aviso para as entidades de proteção ao crédito (como Serasa, ou SPC Brasil), que também enviam uma notificação por correspondência, alertando o consumidor que seu nome será incluído no cadastro de inadimplentes, caso a dívida não seja paga.
Saiba com chegar se o nome está sujo
Serasa
- Pelo site da Serasa;
- Pelo aplicativo para celular;
- Por telefone, pelo número 0800 591 1222.
SPC Brasil
- Pelo site do SPC Brasil;
- Pelo aplicativo para celular.
Ao verificar que o nome está sujo, o consumidor tem outra opção esperar a prescrição da dívida. Caso isso ocorra, a pessoa precisa esperar a exclusão do nome do cadastro de restrição ao crédito é aguardar o término do prazo para a prescrição da dívida, a partir daí ela não poderá ser mais cobrada.
Os prazos de prescrição para as principais dívidas do consumidor pessoa física são de:
- 3 anos – notas promissórias, letras de câmbio, aluguéis de imóveis, entre outros;
- 5 anos – Impostos como IPTU, IPVA e Imposto de Renda; multas de trânsito; contas de água, luz e telefone; boletos de condomínio, mensalidade escolar, plano de saúde e consórcio; cartão de crédito.
Caso a dívida seja prescrita, não poderá ser mais cobrada e, por esse motivo, a pessoa pode solicitar a exclusão de seu nome do cadastro de restrição ao crédito.