Motorista de aplicativo serão cobertos pelos benefícios do INSS? É para pular de alegria?
Os motoristas de aplicativo podem agora se beneficiar, ao contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essas contribuições asseguram o acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade. Além disso, a regularidade nas contribuições mantém a qualidade de segurado, permitindo usufruir dos benefícios quando necessário.
Contribuir para o INSS é um investimento na tranquilidade e bem-estar, proporcionando suporte para a família em momentos críticos e sendo uma atitude responsável e estratégica para uma vida financeiramente estável e segura.
Como fazer a contribuição?
Para iniciar as contribuições e garantir o direito aos benefícios, os motoristas devem acessar o portal Meu INSS e seguir um procedimento simples para a emissão da Guia de Previdência Social (GPS).
Com opções de contribuição variando de 11% a 20% sobre o salário mínimo, existe flexibilidade para o trabalhador escolher o plano que melhor se adapta às suas condições. Veja abaixo como contribuir:
- Acesso ao portal: Visite o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) e acesse sua conta ou crie uma utilizando suas informações pessoais.
- Emissão da GPS: Procure pela opção “GPS” ou “Emissão de Guia” no portal. Digitar “GPS” na barra de pesquisa facilitará a localização.
- Preenchimento dos dados: Insira seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador), que pode ser seu PIS/PASEP ou NIS, e confirme seus dados.
- Seleção da competência: Escolha o mês e o ano referente à contribuição desejada.
- Código de pagamento: Opte pelo código adequado à sua situação, seja o 1163 para o Plano Simplificado ou o 1007 para contribuição sobre um percentual do seu salário.
- Emissão da guia: Após a seleção, emita a Guia de Previdência Social (GPS).
- Pagamento: Realize o pagamento da GPS até a data de vencimento em bancos, casas lotéricas ou via internet banking.