Pague somente 4% da sua dívida do FIES
Pelo menos 18% dos indivíduos que possuíam dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) conseguiram limpar seus nomes por meio do programa governamental Desenrola FIES, de acordo com dados divulgados pelo governo federal. O programa, criado no último trimestre de 2023, oferece condições mais vantajosas de negociação para devedores, que têm até maio deste ano para aproveitar a oportunidade.
Desde sua implementação, o Desenrola FIES já viabilizou a negociação de R$ 9 bilhões em débitos, resultando no retorno de R$ 382 milhões aos cofres públicos.
O programa visa estimular a regularização das dívidas do FIES, proporcionando descontos significativos e condições facilitadas de pagamento.
Descontos de até 96% no FIES
As dívidas do FIES podem ser quitadas com redução de até 96% do valor original, seja por meio de pagamento à vista ou parcelamento. Para estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023, as opções são:
- Desconto de até 100% sobre encargos e 12% sobre o valor financiado para pagamento à vista;
- Parcelamento em até 150 parcelas mensais com desconto de 100% dos encargos.
Para aqueles com débitos vencidos há mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estão inscritos no CadÚnico ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, há desconto de até 99% do valor consolidado da dívida com liquidação integral em até 15 prestações mensais. Para os demais, o desconto é de até 77% nas mesmas condições.
Como fazer sua renegociação?
Os devedores têm até 31 de maio deste ano para realizar a negociação de suas dívidas do FIES. O processo pode ser realizado pelos canais online do banco onde o contrato foi firmado, sendo a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil.
Para a Caixa, o acesso pode ser feito pelo site do FIES ou pelo App FIES Caixa. Já para o Banco do Brasil, a opção está disponível no App Banco do Brasil, nas categorias “Solução de dívidas” e “Renegociação do FIES”.