Que ano surgiu cartão de crédito no mundo?
O cartão de crédito surgiu em 1920, nos Estados Unidos. Inicialmente, por se tratar de um objeto mais restrito, o cartão de crédito era dado somente aos clientes mais fieis, aqueles que os donos dos estabanamentos acreditava que efetuaria o pagamento em dia.
Com o tempo, em 1949, quando o executivo Frank MacNamara estava em um restaurante na cidade de Nova York e percebeu que tinha esquecido seu dinheiro e não tinha nenhum meio para pagar a conta, foi quando teve a ideia de criar um cartão em que contivesse o nome do dono, e que fosse possível pagar a conta depois.
Naquele mesmo ano, ele criou o The Diners Club que era feito de papel-cartão. Nesse sentido, na época, o cartão era aceito em apenas 27 restaurantes e era usado apenas por pessoas importantes. Mais tarde, em 1952, o cartão começou a ganhar mais espaço e começou a ser aceito por vários estabelecimentos. E neste mesmo ano foi criado o primeiro cartão de crédito internacional. Logo em seguida, em 1955, o cartão passou a ser feito de plástico.
No Brasil
Não demorou muito para chegar no Brasil. Em 1954, o cartão de crédito chegou no Brasil, com a bandeira Diners Club. De início ele foi criado em um modelo muito semelhante aos cartões pré-pagos, sem a função crédito.
Já em 1958, o cartão ELO chegou ao Brasil, criado a partir da união das instituições financeiras brasileiras. Vale lembrar que na época ele era uma parceria com o BankAmericard (atual VISA). Após alguns anos, o Credicard foi lançado no Brasil.