O que é o Atestmed? Como utilizar? Solicite auxilio-doença, BPC e outro benefícios
O Ministério da Previdência Social (MPS) anunciou uma medida que promete revolucionar o processo de solicitação de benefícios por incapacidade temporária. A partir de uma portaria emitida recentemente, os médicos peritos estarão focados na análise documental do Atestmed nas próximas oito semanas.
Essa iniciativa tem como objetivo principal reduzir a fila de benefícios e garantir uma análise eficiente e rápida da documentação enviada pelos segurados.
O Atestmed, que pode ser acessado através do site ou aplicativo Meu INSS, permite solicitar benefícios de forma online, eliminando a necessidade de perícia presencial e agilizando todo o processo.
Redução da fila de espera
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está priorizando o uso dessa nova ferramenta e da telemedicina para acelerar a redução da fila de requerimentos.
Médicos peritos envolvidos no Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) serão incentivados com bônus de produtividade ao analisarem processos além da jornada regular.
A grande novidade é que agora o Atestmed do INSS possibilita a solicitação de benefícios por incapacidade temporária em casos de acidentes de trabalho com até 180 dias de afastamento. Para isso, é essencial incluir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) no sistema, juntamente com a documentação médica.
O principal objetivo dessa atualização é facilitar o processo para os segurados que necessitam de benefícios devido a acidentes laborais, agilizando a análise e resposta por parte do INSS.
Como funciona o Atestmed?
O Atestmed oferece aos segurados uma maneira mais ágil e eficiente de solicitar benefícios por incapacidade temporária. Aqui está um guia passo a passo para iniciar o processo:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS e escolha a opção “Pedir Benefício por Incapacidade” na tela inicial. Não é necessário ter login e senha.
- Clique em “Novo Requerimento” e escolha a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)”, seguindo as instruções fornecidas.
- Após ler as informações apresentadas na tela, clique em “Ciente” e, em seguida, em “Avançar”.
- Na tela seguinte, preste atenção aos dados cadastrais e forneça o número de celular ou telefone de contato. Selecione como prefere acompanhar o andamento do pedido.
- No campo “Tipo de Requerimento”, informe se o afastamento é decorrente de acidente de trabalho. Caso positivo, a perícia deverá ser presencial.
- Prossiga informando os dados do documento médico, como a data de emissão e o início do repouso.
- Informe também os dados da atividade atual e, se empregado, preencha informações adicionais como a data do Último Dia Trabalhado (DUT) e o CNPJ do empregador ou cadastro específico do INSS.
- Anexe os documentos necessários, como documento de identidade e documento médico (atestado, laudo ou relatório). Cada documento deve possuir até 5MB e a soma total não deve ultrapassar 50MB.
- Ao digitar o CEP da localidade, serão exibidas as agências do INSS disponíveis. Escolha a mais próxima de sua residência.
- Selecione uma agência para pagamento e confirme os dados do requerimento.
- Por fim, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e em seguida em “Avançar”.