Quantos feriados ainda restam em 2024 após a Sexta-Feira Santa? Trabalhadores já fazem planos
Após o recente feriado da Sexta-feira Santa, muitos já estão de olho na próxima oportunidade de folga prolongada. No entanto, é bom se preparar para esperar, já que 2024 terá poucos “feriadões” ao longo do ano. De acordo com o calendário oficial do governo federal, a próxima folga nacional que será vizinha do fim de semana ocorrerá apenas em novembro.
O feriado da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro, cairá em uma sexta-feira, proporcionando um fim de semana prolongado para aqueles que desejam descansar.
Feriados em 2024
Antes disso, todos os feriados nacionais acontecerão em sábados, domingos ou no meio da semana. Ao todo, sete feriados cairão em fins de semana (Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Dia do Trabalho, Consciência Negra e Natal).
Uma oportunidade adicional para um breve descanso poderá acontecer em 30 de maio, uma quinta-feira, que será o dia de Corpus Christi.
Embora não seja considerado um feriado nacional, é um ponto facultativo, possibilitando aos estados e municípios regulamentarem o feriado, se desejado, e aos trabalhadores fazerem acordos com os empregadores para garantir a folga.
Vale ressaltar que, neste ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) tornou-se um feriado nacional, após aprovação no Congresso e sanção pelo presidente Lula. Anteriormente, a data dependia de leis municipais ou estaduais para ser considerada um feriado ou ponto facultativo.
Feriados regionais e locais
Além dos feriados nacionais, o calendário de 2024 também apresenta oito pontos facultativos, que serão cumpridos pelos órgãos e entidades da administração pública federal.
As autoridades municipais e estaduais têm a prerrogativa de determinar em lei que pontos facultativos nacionais, como Corpus Christi, sejam feriados locais, proporcionando assim mais um feriado prolongado aos cidadãos.
Outras datas comemorativas em estados e municípios poderão ser incluídas localmente. No entanto, a portaria estabelece que serviços essenciais não serão prejudicados pelas datas festivas.