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O que fazer quando o cartão de débito não passa?

Que o cartão veio para revolucionar a vida das pessoas, sobre isso não temos mais dúvidas. Dessa forma, o cartão de crédito e débito proporciona comodidade e segurança, mas pode gerar constrangimento se a transação não for autorizada. Porém, não precisa se preocupar! Caso isso ocorra, é preciso saber o motivo para a recusa.

Nesse caso, exitem duas situações possíveis para a recusa: falha da loja ou falta de saldo/limite do cliente. A primeira, é possível que o cliente recorra e faça uma reclamação direto no órgão de defesa do consumidor. O estabelecimento precisa tomar medidas quando houver problemas na máquina ocorrem durando o pagamento, para não gerar constrangimento no cliente.

O diretor-geral do Procon de Brusque, Dantes Krieger Filho, explica que o cliente não pode de forma alguma ser constrangido para o erro seja do estabelecimento. “É um descumprimento da oferta por parte da loja”, diz. Nesse caso, o estabelecimento é obrigado a encontrar alternativas caso ocorra algum problema na máquina.

Ainda, Dantes Krieger Filho, esclarece que a loja pode sugerir uma alternativa diferente para o cliente realizar o pagamento. Por exemplo, cheques ou crediário. De toda forma, o que não pode, segundo o diretor-geral, é constranger o cliente.  “Tem que fazer um acerto, mas tem que ter bom senso”. Ele ainda salienta que o cliente pode exigir providências, com base no Código de Defesa do Consumidor, caso o estabelecimento tenha problemas técnicos. 

Sem saldo

É muito comum que as pessoas façam comprar sem olhar o limite do cartão de crédito ou até mesmo sem verificar quanto tem na conta bancária. Por isso, quando uma transação de cartão é recusada devido a uma falha do cliente, como a falta de limite para a compra ou até mesmo a ausência de débito em conta, a situação pode ser mais constrangedora ainda.

Pensando nesse cenário, o estabelecimento pode negar a compra, pois o pagamento não pode ser realizado e, nesse caso, é de responsabilidade do próprio cliente verificar o saldo do cartão de crédito e a conta bancária.

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