Triste notícia para quem está com problemas no CPF: Pode perder o Bolsa Família
É preciso ter atenção para quem recebe o benefício do Bolsa Família em 2024. Desde janeiro, o governo vem implementando medidas rigorosas para garantir a integridade dos seus pagamentos. Beneficiários com inconsistências no CPF, registrados no CadÚnico, terão seus pagamentos bloqueados. A informação é do Ministério do Desenvolvimento.
Conforme o Ministério, situações como divergências de titularidade, CPF suspenso ou cancelado na base da Receita Federal, serão desconsiderados, impactando na habilitação e continuidade dos benefícios.
“É crucial que os beneficiários estejam atentos à regularização de seus CPFs no CadÚnico. Essa medida visa assegurar que os recursos do programa sejam direcionados de maneira correta e transparente”, afirmou um representante do Ministério.
Como verificar o CPF?
Para verificar se o CPF está irregular, as famílias devem consultar sua situação junto à Receita Federal e, se necessário, regularizá-la diretamente no órgão competente. Após a regularização, é imprescindível atualizar os dados no CadÚnico.
Se você precisa verificar a regularidade do seu CPF, as famílias devem consultar a situação com a Receita Federal, e regularizá-las no orgão competente. Assim, basta atualizar os dados no CadÚnico.
A retirada das pendências é feita de forma automática no Sistema de Benefícios ao Cidadão. Para fazer esse procedimento, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site da Receita Federal.
- Clique na opção “Meu CPF”.
- Acesse o serviço “Atualizar CPF”.
- Siga as etapas indicadas para realizar o serviço de atualização.
O governo enfatiza a importância da cooperação dos beneficiários para garantir a eficácia dessa medida e reforça o compromisso de zelar pela transparência e correção na distribuição dos recursos do Bolsa Família.