Ministro das Finanças de Portugal promete aumentar salários em breve
O Ministro do Estado e das Finanças de Portugal, Miranda Sarmento, fez uma promessa enfática durante uma sessão parlamentar nesta quinta-feira. Ele afirmou que o governo está comprometido em negociar um aumento nos salários dos funcionários públicos assim que cumprir suas promessas eleitorais e dentro da margem orçamental disponível.
A declaração veio em resposta a questionamentos sobre os compromissos do atual governo com os salários e as carreiras, especialmente no setor da saúde. Críticas foram feitas por membros da oposição, acusando o governo de falta de transparência e dualidade de critérios em relação a benefícios fiscais.
No entanto, Sarmento defendeu que as promessas eleitorais estão integralmente no programa de governo, citando medidas como reduções de impostos e aumento do Complemento Solidário para Idosos. Ele também ressaltou a importância de garantir condições adequadas para as carreiras na administração pública.
Enquanto isso, um deputado do Partido Socialista (PS) elogiou as condições iniciais do governo, mas criticou as previsões macroeconômicas consideradas irrealistas. Ele questionou onde serão feitos cortes se as metas não forem alcançadas.
Sarmento concordou com a necessidade de uma estratégia clara em relação à redução da dívida pública, criticando a abordagem do governo anterior. Ele defendeu uma gestão transparente e responsável dos recursos financeiros.