Renegociação de dívidas: Mutirões são realizados até hoje (15)
Hoje é o último dia para aproveitar os mutirões de renegociação de dívidas em todo o país. Promovidos pelo Banco Central do Brasil, Febraban, Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Procons, esses eventos visam ajudar quem está enfrentando dificuldades financeiras e precisa resolver débitos pendentes.
As dívidas negociáveis incluem aquelas não garantidas por bens, como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais. No entanto, débitos garantidos por veículos ou imóveis, assim como aqueles já prescritos, não estão dentro do escopo do mutirão.
Para participar, os interessados podem solicitar a renegociação diretamente com as instituições credoras pelos canais de atendimento disponibilizados. Alternativamente, também podem utilizar o portal Consumidor.gov.br ou buscar ajuda nos Procons participantes.
Antes de iniciar o processo de renegociação, é importante consultar o sistema Registrato para ter um panorama completo das dívidas em atraso. Além disso, as orientações da Febraban sobre planejamento orçamentário podem auxiliar na compreensão do impacto da renegociação nas finanças pessoais.
Para manter uma gestão financeira saudável após a renegociação, a plataforma Meu Bolso em Dia oferece recursos de capacitação e orientação financeira. É uma oportunidade para os endividados saírem do vermelho e construírem um futuro financeiro mais estável.
É importante destacar também que, para aqueles enfrentando superendividamento, a Lei 14.181/2021 assegura o direito à renegociação global das dívidas. Isso permite uma negociação coletiva com todos os credores, oferecendo soluções mais abrangentes do que as negociações individuais.