A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Aposentados e pensionistas estão contando os dias para pegar boa grana do INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto antecipando o pagamento do 13º salário. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, confirmando a antecipação que já era esperada.

Além dos aposentados e pensionistas, aqueles que receberam auxílios como incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão ao longo do ano também serão contemplados com a antecipação do abono. 

A expectativa é que cerca de 33 milhões de beneficiários sejam alcançados por essa medida, representando um significativo impacto na economia do país, estimado em torno de R$66 bilhões no primeiro semestre.

O pagamento do 13º será feito em duas parcelas. A primeira corresponderá a 50% do benefício devido no mês de abril e será depositada juntamente com os benefícios da competência do mês de abril. 

Já a segunda parcela será equivalente à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, sendo paga junto com os benefícios do mês de maio.

Para organizar o pagamento, o INSS divulgou um calendário que estabelece as datas de depósito do 13º salário, tanto para quem recebe até um salário mínimo quanto para quem recebe mais. Essa antecipação tem se tornado uma prática recorrente nos últimos anos, sendo uma estratégia do governo para estimular a economia nacional.

É importante ressaltar que aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não serão contemplados com a antecipação do 13º salário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.