178 municípios são beneficiados com pagamento unificado para mais de 1 milhão de famílias
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tomou uma medida importante para famílias em situação de emergência ou estado de calamidade reconhecido. Em abril, o MDS unificou os repasses do Bolsa Família e do Auxílio Gás em 178 municípios, permitindo que mais de 1 milhão de famílias possam movimentar os recursos a partir de 17 de abril.
Com o pagamento unificado, não é mais necessário seguir o calendário escalonado pelo Número de Identificação Social (NIS). Os valores já estão disponíveis no primeiro dia de pagamento do mês.
Ao todo, o investimento do Governo Federal, por meio do MDS, é de R$ 699,36 milhões para beneficiar mais de 1 milhão de famílias do Bolsa Família. Além disso, 371,36 mil famílias receberão o Auxílio Gás, totalizando um investimento de R$ 37,87 milhões.
Os recursos estão sendo disponibilizados em nove estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Acre, Roraima, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Amazonas. Isso significa que as famílias desses estados terão acesso facilitado aos benefícios, sem a necessidade de seguir o calendário tradicional.
O MDS adotou medidas especiais para garantir que as famílias afetadas possam movimentar os benefícios de forma rápida e eficiente. Entre essas medidas estão a liberação dos valores no primeiro dia do calendário, autorização de saque sem cartão e documentos, e prorrogação de prazos de atualização cadastral.
Essas ações são autorizadas mediante ofício e e-mail encaminhados pela coordenação estadual ao MDS. E caso a situação de emergência persista após dois meses, é necessária uma nova solicitação.
Para obter a autorização do MDS, o gestor local deve enviar um ofício à Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), acompanhado do decreto que reconhece a situação de emergência ou calamidade pública e a relação dos municípios afetados.