Lula confirma melhor notícia possível para donos de pequenos negócios (22/04)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (22) o lançamento do programa “Desenrola Pequenos Negócios”, voltado para a renegociação de dívidas de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
O evento de lançamento aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença de ministros e representantes de entidades ligadas ao empreendedorismo. Segundo o ministro das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, o Desenrola Pequenos Negócios seguirá uma lógica semelhante ao Desenrola Brasil, que renegociou dívidas de mais de 14 milhões de pessoas físicas.
O ministro informou que as empresas que financiarem seus débitos pelo Desenrola terão um período de carência de até seis meses, durante o qual não precisarão pagar parcelas. A expectativa é de que as renegociações ofereçam juros mais baixos do que os praticados no mercado. Além disso, o Fundo de Garantia de Operações (FGO) dará segurança aos credores, garantindo o pagamento das dívidas mesmo que as parcelas não sejam quitadas.
Outra medida anunciada foi o “Programa Acredita”, destinado a facilitar o acesso ao crédito para negócios administrados por pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que reúne informações de 95,7 milhões de brasileiros de baixa renda. A taxa de juros deve ser reduzida pela metade em relação ao Pronampe, ficando em torno de 8% ao ano.
O “Procred 360” também será lançado como uma linha de crédito especial para MEIs e microempresas com faturamento anual de até R$360 mil. Além disso, o plano prevê incentivos ao crédito imobiliário e hedge cambial para investimentos em projetos de transição energética.