Dirigir com salto alto pode custar caro ao seu bolso; Veja o valor da multa
A pratica de dirigir com salto alto não é segura para as mulheres, tanto para a direção quanto para o bolso. Segundo o Código Nacional de Trânsito Brasileiro, não há uma proibição explícita quanto ao uso de sapatos de salto ao volante. No entanto, o Artigo 252 alerta que todo calçado que não se firme no pé, ou comprometa a utilização dos pedais, é passível de infração média.
Isso significa que quem for pega dirigindo com sapatos que não garantem uma boa aderência ou interferem na condução dos pedais pode enfrentar a perda de quatro pontos na carteira de habilitação e uma multa no valor de R$ 130,16.
Riscos de dirigir com salto alto
Utilizar salto alto enquanto dirige traz diversos riscos de acidente no trânsito, por isso seus perigos não devem ser subestimados. Além de comprometer a sensibilidade ao acionar os pedais.
A pessoa pode perder a noção da força aplicada nos pedais e enroscar o salto. Essas são algumas das causas mais comuns de colisões relacionadas ao uso desse tipo de calçado.
Dicas para uma direção segura
Se você não dispensa os saltos, é preciso pensar em calçados mais confortáveis e mais seguros para a direção. Na hora de assumir o volante, pense em tirar os saltos e dirigir descalço, já que não há uma proibição legal para esse tipo de prática.
Priorize sempre a sua segurança no trânsito no momento de dirigir. Assim, você prioriza a sua saúde e a saúde do condutor que está compartilhando o trânsito com você.