A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Notícia ruim para quem está com problemas no CPF: Risco de perder o Bolsa Família

O governo anunciou que a partir de janeiro de 2024, pagamentos do programa serão bloqueados para aqueles com dados irregulares no CadÚnico. A medida está baseada em uma instrução normativa publicada recentemente pelo Ministério de Desenvolvimento.

As irregularidades que podem levar ao bloqueio do pagamento incluem divergências de titularidade, CPF suspenso ou cancelado pela Receita Federal. A ausência de correção dessas pendências também impede que novas famílias sejam habilitadas para o programa desde agosto.

Para evitar problemas, as famílias devem verificar a situação do CPF junto à Receita Federal. Caso sejam identificadas irregularidades, é necessário tomar providências para a regularização, e depois atualizar o CadÚnico. Após regularizar o CPF, a retirada da pendência será feita automaticamente no Sistema de Benefícios ao Cidadão.

O governo enviará mensagens informativas sobre as pendências do CPF e como regularizá-las. As mensagens serão disponibilizadas no extrato de pagamento dos benefícios, no aplicativo do Programa Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem. Um exemplo de mensagem é:

“URGENTE: AS INFORMAÇÕES DO SEU CADASTRO ÚNICO INDICAM QUE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PRECISA REGULARIZAR O CPF. PROCURE O SETOR RESPONSÁVEL PELO BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO OU A RECEITA FEDERAL PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO E EVITAR O BLOQUEIO DO SEU BOLSA FAMÍLIA.”

Como regularizar o CPF:

  • Acesse o site da Receita Federal: gov.br/receitafederal.
  • Clique na opção “Meu CPF”.
  • Selecione o serviço “Atualizar CPF”.
  • Siga as instruções para corrigir informações ou regularizar a situação.
  • Atualize seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) para que o bloqueio seja removido automaticamente no Sistema de Benefícios ao Cidadão. 

Para mais informações ou ajuda para regularizar o CPF, os beneficiários podem ligar para o Disque Social no número 121.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.