Substituto do Celta chega chutando a porta e faz 17km por litro
O Chevrolet Aveo, novo mini hatch da Chevrolet, desembarca na América Latina com uma proposta ambiciosa de ser uma alternativa mais barata ao Onix, carro líder da marca no Brasil. Desenvolvido na China, o modelo foi lançado recentemente no México e chega com uma série de diferenciais que prometem atrair a atenção dos consumidores que buscam um veículo compacto, econômico e acessível.
Com dimensões ligeiramente maiores do que o Onix, o Aveo apresenta um visual moderno e agradável. Com um comprimento de 4,17 cm, entre-eixos de 2,51 metros e largura de 1,69 metro, ele oferece um espaço confortável para quatro adultos e uma criança.
O porta-malas de 304 litros é suficiente para as necessidades diárias da maioria dos consumidores. No design, destaca-se a grade cromada, as luzes de LED e o teto flutuante, dando ao modelo uma aparência mais sofisticada do que outros carros da categoria.
No coração do Aveo está um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, capaz de produzir 98 cavalos de potência e 14,5 kg de torque. O modelo vem com transmissão manual de seis marchas ou automática CVT com oito velocidades simuladas. Apesar de não ser um campeão de velocidade, o Aveo compensa com seu desempenho em consumo, com impressionantes 14,7 km por litro na cidade e 16,9 km por litro na estrada com câmbio manual.
Internamente, o Aveo segue o estilo da Chevrolet, com acabamento em plástico duro e uma lista respeitável de equipamentos. Todas as versões incluem trio elétrico, climatização digital, volante multifuncional e multimídia de 7 polegadas com GPS integrado, além de conectividade para Apple CarPlay e Android Auto.
Em segurança, o modelo se destaca com cinco estrelas no Latin NCAP, além de airbags, freios a disco com ABS na dianteira, controles de tração e estabilidade e sistema ISOFIX.
Com preços entre R$ 80.000 e R$ 95.000, o Chevrolet Aveo parece destinado a ser uma escolha forte para quem busca um carro compacto e econômico. Se posicionado no Brasil, ele ocuparia o lugar das versões básicas do Onix, pronto para disputar espaço com modelos como Renault Kwid, Citroën C3 e Fiat Moby.