Abrir uma empresa no Brasil vai levar apenas 18 horas
O tempo médio necessário para abrir uma empresa no Brasil foi reduzido para 18 horas no 2º quadrimestre de 2024. Essa diminuição de 3 horas em relação ao 1º quadrimestre deste ano é um reflexo das medidas adotadas pelo Governo Federal. Em agosto, o tempo para a abertura foi ainda menor, alcançando 17 horas.
Ao final do 2º quadrimestre, mais de 1,4 milhão de novas empresas estavam em operação no país, elevando o total de empresas ativas para 21 milhões. Destas, 2,9 milhões foram inauguradas apenas em 2024, representando 13,81% do total.
As micro e pequenas empresas continuam a dominar o cenário, somando 97,3% dos novos negócios registrados no período. Além disso, observou-se uma queda de 3% no número de companhias fechadas. Atualmente, mais da metade dos estabelecimentos ativos pertence ao setor de serviços, enquanto o comércio, apesar de ter reduzido sua participação, ainda representa quase um terço do total.
Em termos regionais, o Rio Grande do Sul se destaca com o menor tempo médio para abertura de empreendimentos, alcançando apenas 5 horas. Em contrapartida, o Pará apresentou o maior tempo, levando 1 dia e 7 horas para concluir o processo.
Comparando ao 2º quadrimestre de 2023, o Brasil experimentou um crescimento de 5,3% no número de novas empresas. Além disso, o tempo médio de abertura é 11 horas menor do que no ano anterior, refletindo um ambiente mais ágil para os empreendedores no país.