Ainda tem consumidores em São Paulo sem energia elétrica desde os temporais?
Mais de 14 mil consumidores em São Paulo continuam sem energia elétrica neste domingo (20), dias após os temporais que afetaram o estado. A concessionária Enel informou que 14.821 clientes seguem sem luz, o que corresponde a 0,18% do total atendido pela empresa. A capital paulista é a área mais impactada, com 10.355 imóveis afetados, seguida por Diadema, com 1.079 clientes.
Para apoiar os consumidores, o Procon-SP intensificou o atendimento nas regiões mais afetadas. De 21 a 25 de outubro, das 9h às 15h, postos de atendimento estarão disponíveis nas subprefeituras de Capela do Socorro, Cidade Ademar, Parelheiros e Santo Amaro. Não é necessário agendamento, e os consumidores devem levar uma conta de energia para registrar queixas.
Os direitos dos consumidores incluem o ressarcimento por danos materiais, como alimentos e medicamentos perdidos, além de aparelhos elétricos danificados. A Enel também deve fornecer informações claras sobre o retorno dos serviços e os procedimentos para ressarcimento.
A Defesa Civil de São Paulo informou que o sistema de baixa pressão, que causou os temporais, perdeu força, desviando a chuva para Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em Itajubá (MG), o acumulado de chuva atingiu 151 mm, enquanto Santa Rita do Sapucaí (MG) e Mangaratiba (RJ) registraram 146 mm e 138 mm, respectivamente.
Mesmo com a melhora climática, o impacto da falta de energia elétrica ainda preocupa muitos consumidores que enfrentam transtornos desde o último dia 11, quando o temporal atingiu a cidade.