A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Alerta para mega vulcão que pode entrar em erupção e atingir o mundo todo, diz Sacani

O Campi Flegrei, uma caldeira localizada no Golfo de Nápoles, Itália, está chamando a atenção dos cientistas devido a sinais inquietantes de atividade. Diferente dos vulcões tradicionais, o Campi Flegrei é uma depressão com cerca de 14 quilômetros de diâmetro e não teve uma erupção há quase 500 anos.

Recentes estudos indicam que o magma e o gás vulcânico estão agitados a cerca de três quilômetros da superfície. Essa atividade tem provocado centenas de pequenos terremotos e já causou a elevação de cerca de 4 metros na cidade de Pozzuoli, onde o vulcão está situado.

O geofísico Sérgio Sacani, em seu podcast SpaceToday, emitiu um alerta sobre os riscos envolvidos. “Se ele entra em erupção dá problema seríssimo na Europa. Provavelmente vai dar danos globais também”, afirmou Sacani.

O especialista ressalta que, apesar de não ser possível prever a magnitude exata da destruição, a história da região sugere que uma erupção seria devastadora. “Ele é um supervulcão. O grande problema se ele entrar em erupção é que fica perto de uma das grandes cidades da Itália e pode causar um problema seríssimo, mora gente pra caramba. Ele poderia gerar uma cortina de fuma para interromper os voos na Europa, quando o avião passa pela cinza vulcânica, entra no motor e congela”, completou Sacani.

A situação é alarmante e requer monitoramento constante. Especialistas e moradores devem estar preparados e esperançosos para que a atividade do vulcão se acalme e evitemos uma crise de grandes proporções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.