Aluguel de smartphones vale a pena ou melhor comprar? Tenha sempre um novinho e com toda proteção
Trocar de celular a cada lançamento tornou-se uma tentação irresistível para muitos, com os avanços tecnológicos constantes. Porém, os altos valores desses dispositivos dificultam essa prática para a maioria dos brasileiros.
Diante desse cenário, surgiram os planos de aluguel de smartphones como uma alternativa viável. De acordo com dados apurados pela Forbes, segundo a análise da Leapfone, empresa de celulares por assinatura, alugar um Samsung Galaxy S23 Ultra pode custar até 56% menos do que comprá-lo parcelado, além de oferecer acessórios inclusos e proteção contra roubo e danos físicos.
No entanto, os planos de assinatura também têm suas limitações, como a disponibilidade restrita de modelos, capacidades e cores. Isso pode ser uma barreira para quem busca variedade ou especificidades em seu dispositivo.
Por outro lado, a compra direta de um celular é atraente para aqueles que preferem manter o aparelho por um longo período e revendê-lo posteriormente para adquirir um novo dispositivo. Essa opção é ideal para quem possui recursos financeiros para efetuar o pagamento à vista ou dispõe de um alto limite no cartão de crédito.
Entender o perfil pessoal é crucial para decidir entre comprar ou alugar um smartphone. Especialistas como Juliana Inhasz, coordenadora da graduação de economia do Insper, destacam a possibilidade de testar e comparar diferentes modelos com mais frequência no aluguel, proporcionando previsibilidade de pagamento.
Porém, Ricardo Teixeira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ressalta que, a longo prazo, a compra pode ser mais vantajosa para pessoas físicas, enquanto o aluguel pode ser uma opção interessante para empresas que fornecem celulares aos funcionários.