A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Após meses de testes, empresas relatam que redução de expediente é vantajoso

Já ouviu falar sobre a jornada reduzida no Brasil? O mundo corporativo tem feito mudanças significativas em relação a jornada de trabalho de seus funcionários. Vinte e uma empresas do país estão participando de um experimento que busca avaliar os efeitos de uma semana formada por quatro dias de trabalho e três de folga.

O projeto foi iniciado em janeiro deste ano, e está dando aos trabalhadores a oportunidade de atuarem com uma carga horária reduzida, mantendo o mesmo salário.

O que é esse experimento?

Desenvolvido pela “4 Day Week Brazil”, em colaboração com a “4 Day Week Global”, uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa sobre modelos de trabalho ao redor do mundo, o projeto piloto visa entender como essa mudança na estrutura da semana de trabalho pode afetar o desempenho e o bem-estar dos funcionários.

Após três meses de testes, os primeiros resultados já começam a surgir, e são bastante promissores. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Boston College, mais de 60% das empresas participantes relataram avanços na execução de projetos, enquanto quase 60% observaram um aumento na criatividade dos colaboradores.

Como está sendo o teste?

Os benefícios se estendem além do ambiente de trabalho. Mais da metade dos funcionários envolvidos no projeto afirmaram que conseguiram conciliar melhor a vida pessoal e profissional, enquanto uma significativa porcentagem relatou melhorias na qualidade do sono, redução do estresse e uma sensação geral de bem-estar no final do dia.

No entanto, nem todas as empresas permaneceram no experimento até o final. Uma organização optou por desistir após apenas um mês de participação, destacando que nem todas as empresas estão preparadas para adotar essa nova abordagem.

O próximo passo do projeto é concluir a fase de testes em junho, com a produção de mais dois relatórios pela “4 Day Week Brazil”. Os dados obtidos serão considerados como oficiais para a “semana de 4 dias no Brasil”, com a publicação de um relatório conclusivo que detalhará o desempenho e os resultados alcançados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.