Auxílio-inclusão: Como funciona e quem pode solicitar?
O Auxílio-Inclusão, benefício criado para apoiar pessoas com deficiência que ingressam ou já estão no mercado de trabalho, representa um incentivo significativo. Destinado aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o auxílio substitui esse benefício quando o indivíduo começa a exercer atividade remunerada.
Para ter direito ao Auxílio-Inclusão, é necessário que a pessoa tenha deficiência em grau moderado ou grave e esteja recebendo o BPC. Além disso, deve iniciar uma atividade remunerada com salário de até dois salários mínimos (atualmente R$2.824 em 2024). Caso o BPC tenha sido suspenso nos últimos cinco anos devido ao trabalho, também é possível solicitar o auxílio.
Outros requisitos incluem manter a inscrição atualizada no CadÚnico, ter CPF regularizado e atender aos critérios de renda familiar per capita estipulados para o BPC.
O valor do Auxílio-Inclusão corresponde a meio salário mínimo, equivalente a R$706,00. Este benefício não pode ser acumulado com aposentadorias, pensões, seguro-desemprego ou benefícios por incapacidade de qualquer regime de previdência social.
Caso a pessoa interrompa sua atividade remunerada, ela pode solicitar a reativação do BPC, desde que preencha os requisitos necessários.
Para mais informações sobre como solicitar o Auxílio-Inclusão ou sobre o BPC, os interessados podem acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, ou entrar em contato pela Central 135.