A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Banco Central vai lançar um único app para substituir todos os bancos?

O futuro dos aplicativos bancários individuais parece incerto à medida que o Banco Central anuncia planos para desenvolver um super app que promete unificar todas as operações financeiras. A revelação foi feita pelo presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, durante o MBA Brasil, evento realizado em Chicago na última semana.

Segundo Campos Neto, a substituição dos aplicativos tradicionais pode ocorrer em até dois anos, impulsionada pelo avanço do Open Finance. Esse sistema, que possibilita o compartilhamento de informações financeiras entre diversas instituições, surge como o facilitador dessa transição. A proposta é criar um “agregador financeiro”, eliminando a necessidade de os consumidores gerenciarem uma variedade de aplicativos bancários.

O conceito do super app não é novo, e o presidente do BC já havia discutido anteriormente a iminência do fim dos aplicativos bancários individuais. No Fórum de Gestão Empresarial da Faciap, em agosto, Campos Neto apresentou o projeto do super app do Banco Central, destacando a consolidação de todas as informações financeiras e ferramentas bancárias dos usuários em um único lugar.

A promessa é simplificar a vida dos consumidores, reduzindo a complexidade de lidar com diferentes aplicativos e contas. O Open Finance surge como uma peça-chave nesse processo, tornando possível o acesso a todas as contas por meio do super app do BC.

A expectativa é que essa mudança revolucione a experiência dos usuários, proporcionando maior praticidade e eficiência no gerenciamento financeiro. Resta agora aguardar os desdobramentos desse ambicioso projeto do Banco Central e acompanhar de perto as transformações que ele pode trazer para o cenário bancário nos próximos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.