Benefício de R$ 200 será pago a quem fizer prova de 180 questões em 2024
Estudantes beneficiários do programa pé-de-meia, que se prepararem para o ENEM 2024 terão um incentivo extra de R$200 para cobrir despesas durante os dois dias de prova. O valor não está condicionado ao desempenho no exame, mas sim à participação efetiva. As inscrições foram abertas em em maio e as provas serão realizadas em novembro.
Para receber o benefício, é necessário atender a certos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação. Entre eles estão estar na 3ª série do ensino médio, ter idade entre 14 e 24 anos, fazer parte de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou do programa Pé-de-Meia. O valor será depositado na conta da Caixa Econômica Federal, aberta em nome do estudante, entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.
Além do bônus, estudantes de escolas públicas podem pleitear isenção da taxa de inscrição. A isenção é válida para quem está matriculado na 3ª série do ensino médio em escolas públicas declaradas no Censo Escolar, cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em instituição privada.
Também têm direito os integrantes de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico e os beneficiários do programa Pé-de-Meia na mesma série.
Os pedidos de isenção devem ser feitos até a próxima sexta-feira, 26, através da Página do Participante do ENEM. Essas medidas visam incentivar a participação de todos os estudantes, garantindo igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior público e privado no Brasil.