A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Brasil emprestou valor bilionário ao FMI após ser um dos maiores devedores

Durante uma entrevista recente, o presidente Lula afirmou que o Brasil emprestou US$15 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI) durante seu governo. No entanto, dados oficiais mostram que o valor real do empréstimo foi de US$10 bilhões. Esse empréstimo, realizado em 2009, marcou um ponto de virada significativo, pois o Brasil havia quitado completamente sua dívida com o FMI em 2005, tornando-se então um credor da instituição.

Lula também fez declarações sobre a situação econômica do país durante seus primeiros mandatos. Ele mencionou uma inflação de 4,5% como meta, mas sem especificar o período. Na verdade, a inflação mais próxima desse valor foi de 4,46% em 2007. Além disso, o presidente citou uma taxa de desemprego de 4,3% no final da gestão de sua sucessora, Dilma Rousseff.

Outros pontos levantados por Lula foram as reservas internacionais e a dívida pública. Ele afirmou que o Brasil não tinha reservas internacionais quando assumiu o governo, mas dados do Banco Central mostram que o país tinha U$37,823 bilhões em reservas cambiais no final do governo anterior. Quanto à dívida pública, Lula a reduziu de 65% para 32%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.