A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Brasil pode produzir 1/4 do Lítio do planeta nos próximos anos

O Brasil, reconhecido mundialmente por suas riquezas naturais, possui uma posição de destaque no contexto do lítio, considerado o “ouro branco” da era moderna. Com a quinta maior reserva mundial de lítio, o país tem perspectivas de aumentar sua participação na produção global de 2% para cerca de 25% nos próximos anos, segundo dados da consultoria A&M Infra.

Este mineral, essencial para a indúria de baterias recarregáveis, especialmente aquelas utilizadas em veículos elétricos e soluções de armazenamento de energia, está no centro das atenções devido ao aumento da procura por tecnologias sustentáveis e energias renováveis. O Ministério de Minas e Energia (MME) estima investimentos na ordem de R$ 15 bilhões até 2030 apenas para exploração do lítio.

Como o Brasil Planeja Expandir sua Produção de Lítio?

O governo estadual de Minas Gerais, que abriga a maior reserva deste mineral precioso no país, também projetou investimentos similares aos do governo federal, indicando um potencial bem maior de capital a ser injetado no setor. Esses recursos são fundamentais para a expansão e modernização das operações de exploração e processamento do lítio.

Qual o Papel do Serviço Geológico do Brasil na Exploração do Lítio?

Um ponto chave para o sucesso desta expansão é o papel do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que tem fornecido essenciais mapeamentos e dados geológicos. De acordo com Anderson Dourado, assessor da diretoria do órgão, durante um painel sobre o tema, o SGB oferece suporte técnico vital, além de contribuir para práticas de mineração responsáveis e sustentáveis através de pesquisas contínuas e estudos de impacto ambiental.

O Futuro do Lítio e o Desenvolvimento Sustentável

Além de impulsionar a economia, o aumento na produção do lítio no Brasil também está alinhado com o desenvolvimento sustentável. Segundo Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais, o projeto ‘Lítio no Vale do Jequitinhonha’ é um exemplo de como a pesquisa aumenta o entendimento do potencial mineral e atrai investimentos para a região, beneficiando comunidades locais e mantendo o compromisso ambiental.

Outras iniciativas importantes mencionadas por representantes do SGB incluem o uso de tecnologias geofísicas avanzadas para identificar novas ocorrências de pegmatitos litiníferos e a modelagem de potencial mineral, que permite uma exploração mais eficiente e focada dos recursos minerais do país.

Informes e Estudos Publicados pelo SGB

  • Informe de Recursos Minerais do Projeto Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil – Área do Médio Rio Jequitinhonha
  • Informe de Recursos Minerais do Projeto Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil – Área Província Pegmatítica da Borborema
  • Mapa de Favorabilidade para Pegmatitos Litiníferos na Província da Borborema
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.