Brasil se torna o maior importador e consumidor de carros elétricos chineses
O Brasil alcançou um marco significativo no mercado automotivo global, tornando-se o maior importador e consumidor de carros elétricos e híbridos fabricados na China. Segundo dados da Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA), o país registrou um aumento impressionante de 536% nas importações desses veículos nos primeiros quatro meses deste ano.
Em abril, as importações brasileiras atingiram 40.163 unidades, superando todos os outros países e colocando o Brasil no topo do ranking mundial de consumidores de carros eletrificados chineses. Esse crescimento exponencial elevou o país da décima para a primeira posição no ranking de destinos de carros exportados pela China.
Há duas razões principais para esse fenômeno. Primeiramente, a iminente mudança na taxação de carros eletrificados importados pelo Governo Federal, que aumentará as alíquotas a partir de julho. Esse aumento de tarifas gerou uma corrida para adquirir esses veículos antes do reajuste, impulsionando ainda mais as importações.
Além disso, a investigação dos subsídios da União Europeia para a exportação de carros da China levou as montadoras chinesas a explorar novos mercados. Com a perspectiva das futuras fábricas da GWM e da BYD no Brasil, o país se tornou um destino estratégico para essas empresas.
O Brasil emerge, assim, como um gigante consumidor de carros elétricos chineses, consolidando sua posição no cenário global e demonstrando um crescente interesse e demanda por veículos mais sustentáveis e tecnologicamente avançados.