Brasileiros buscam cada vez mais conteúdos de investimentos
O interesse dos brasileiros por investimentos tem se voltado cada vez mais para a renda variável, como ações e criptomoedas, conforme aponta o relatório FInfluence da Anbima. De acordo com o estudo, 91% do conteúdo financeiro publicado no primeiro semestre de 2024 foi focado nesses produtos, com destaque para o crescimento de 42% no engajamento das postagens relacionadas. A média de interações chegou a 3,6 mil por publicação, refletindo uma mudança no comportamento da audiência.
As ações foram mencionadas em 73.939 posts, seguidas pelas criptomoedas, com 35.098 menções, e o câmbio, com 19.000. Embora a renda fixa tenha registrado um número consideravelmente menor de menções (18.266), ela ainda representa 30% do conhecimento dos brasileiros sobre investimentos, de acordo com dados do Raio X do Investidor.
Apesar da alta da Selic, que permanece em dois dígitos, o relatório indica que os brasileiros estão cada vez mais informados e buscando diversificar seus investimentos, especialmente em produtos mais voláteis. Para Amanda Brum, gerente da Anbima, a pesquisa reflete um alinhamento entre o aumento da interação com conteúdos mais complexos e o amadurecimento do investidor.
Entre as plataformas, o YouTube se destaca como a mais engajada, com vídeos recebendo uma média de 9,02 mil interações, um crescimento de 269% em relação às demais redes sociais. Isso se deve, em grande parte, ao formato de conteúdo mais elaborado, que permite discussões mais profundas e interatividade por meio de transmissões ao vivo e vídeos curtos.
Essa tendência reforça o crescente interesse por educação financeira no Brasil e o impacto das redes sociais nesse processo.