A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Cadastro único passa por revisão e tem 1,7 milhão de cadastros excluídos

Uma recente revisão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) resultou na exclusão de 1,7 milhão de famílias unipessoais do programa Bolsa Família. A medida visa corrigir irregularidades e assegurar que os beneficiários estejam conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Desse modo, com dados fornecidos pelo Ministério, o número de famílias unipessoais registradas aumentou significativamente nos últimos anos, passando de 1,84 milhão em dezembro de 2018 para 5,88 milhões em 2022. 

Durante a retomada da qualificação das informações do CadÚnico em 2023, 3,4 milhões de famílias que não atendiam aos critérios foram removidas do programa, enquanto 2,9 milhões foram incluídas no período de março a dezembro de 2023.

Quais serão os próximos passos?

Para o ano de 2024, o Ministério do Desenvolvimento Social planeja continuar a averiguação dos cadastros de famílias unipessoais, promovendo uma revisão cadastral para atualizar registros antigos. 

A meta estabelecida é alcançar pelo menos 4,7 milhões de registros, afetando diretamente 1,7 milhão de beneficiários do Bolsa Família.

A pasta esclarece que o objetivo central do governo não é simplesmente cortar beneficiários, mas sim manter as informações de forma precisa na base de dados. 

A revisão cadastral busca assegurar que o programa atinja aqueles que verdadeiramente necessitam do auxílio, combatendo fraudes e irregularidades que comprometem a eficácia e a justiça na distribuição dos recursos.

Os cidadãos podem aguardar com expectativa o desdobramento dessa revisão, para que as ações do governo reflitam uma gestão mais eficiente e justa dos programas sociais, a fim de atender as famílias em situação de vulnerabilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.