Caiu na malha fina do Imposto de Renda? Veja o que fazer agora
Caso você tenha caído na malha fina do Imposto de Renda 2024, é importante agir rapidamente para regularizar sua situação e evitar complicações. Mais de 1,4 milhão de contribuintes foram afetados, e a maioria deles, cerca de 71%, possui imposto a restituir.
As principais razões para a retenção incluem deduções indevidas, como despesas médicas, e omissão de rendimentos. Diferenças no Imposto Retido na Fonte e deduções de incentivo também contribuem para o problema. Se você recebeu um Termo de Intimação, siga as orientações nele contidas para esclarecer pendências.
Para verificar se sua declaração está na malha fina, acesse o e-CAC e faça login. Selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e vá até “Pendências de Malha” para entender o motivo da retenção. Caso ainda não tenha recebido um termo, você pode identificar o que precisa ser resolvido.
Se você cometeu um erro no preenchimento, pode retificar sua declaração, desde que não tenha recebido uma intimação. Informe o número do recibo da declaração original e utilize o programa correto para o ano em questão.
Se a notificação de lançamento já foi recebida, você terá 30 dias para tomar uma ação, seja pagando o débito ou solicitando uma retificação. O não pagamento pode acarretar multas que variam de 1% ao mês, com um teto de 20%.
Lembre-se de que é fundamental manter sua situação fiscal em dia. Regularizar pendências o quanto antes evita problemas futuros com a Receita Federal.