A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Carro da BYD tem o objetivo de virar rei dos sedãs no Brasil

O mercado de sedãs no Brasil ganhou um novo e ambicioso concorrente, o BYD King. Com uma proposta que destaca espaço interno, silêncio ao dirigir e uma impressionante potência de 235 cavalos, o modelo chega com a promessa de alcançar uma autonomia de até 1.200 quilômetros.

Desafio à supremacia do Toyota Corolla

O Toyota Corolla, que há anos ocupa uma posição de destaque na preferência dos brasileiros, é conhecido por sua qualidade e durabilidade. Este modelo, sonhado por motoristas de táxi e aplicativos, combina eficiência e um certo status premium. Em 2023, o Corolla continuou a ser um dos carros mais vendidos globalmente, com 1,5 milhões de unidades, superando o Tesla Model Y. Agora, a BYD lança o King no Brasil, mirando diretamente no trono ocupado pelo Corolla.

Comparação direta

Durante a apresentação do BYD King, a montadora chinesa não hesitou em comparar seu novo modelo com o Corolla Hybrid Premium, que custa R$ 200.910. No evento realizado em um estacionamento em São Paulo, os jornalistas puderam testar o King GL, versão básica do sedã chinês, que sai por R$ 175.800.

Espaço e conforto

O BYD King supera o Corolla em diversas medidas: tem 4,78 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,72 metros, oferecendo mais espaço interno. O modelo chinês é também mais alto e mais largo, proporcionando melhor acessibilidade e conforto, especialmente no banco traseiro. Embora o assoalho elevado devido ao pacote de baterias cause uma ligeira flexão nas pernas, o espaço extra compensa, acomodando bem dois adultos e uma criança.

Recursos tecnológicos e acabamento

O King se destaca com seu quadro de instrumentos totalmente digital de 8 polegadas e uma central multimídia com tela giratória, característica marcante da BYD. O acabamento interno é superior ao esperado, com materiais suaves ao toque e um contraste elegante de cores no painel e nos bancos. A versão GL tem ajuste elétrico apenas para o banco do motorista, enquanto a GS oferece ajustes elétricos também para o passageiro, além de outras comodidades.

Hibridização avançada

A principal diferença do BYD King em relação ao Corolla Hybrid é sua configuração plug-in (PHEV), permitindo que seja carregado na tomada e usado como um veículo puramente elétrico. A versão GL possui uma bateria de 8,3 kWh que oferece 36 quilômetros de autonomia elétrica, enquanto a GS, com bateria de 18,3 kWh, alcança até 80 quilômetros.

Desempenho notável

O desempenho do King impressiona com uma potência combinada de 209 cv na versão GL e 235 cv na GS. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos na versão GS e 7,9 segundos na GL, o King mostra-se vigoroso nas arrancadas e retomadas, equiparando-se a sedãs premium alemães. O motor 1.5 aspirado, porém, não é flex.

Segurança e autonomia

Apesar de seu desempenho robusto, o King fica atrás do Corolla em termos de sistemas de assistência ao motorista (ADAS). Enquanto o Corolla Hybrid oferece piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência, o King limita-se a seis airbags e sensores de estacionamento.

A BYD oferece uma garantia de 6 anos para o carro e 8 anos para a bateria, demonstrando confiança na durabilidade do King. Com preços que variam entre R$ 175.800 e R$ 187.800, o King GS justifica seu valor superior com maior autonomia e potência.

O BYD King surge como uma opção tentadora para aqueles que valorizam espaço, conforto e uma maior autonomia elétrica. No entanto, a Toyota do Brasil precisa considerar a adoção de tecnologias plug-in para manter sua liderança indiscutível no segmento de sedãs híbridos, antes que a coroa seja tomada por este audacioso desafiante chinês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.